5
continentes
Arte monumento ecologica -
Proponente: George Varanese Neri - contemplado no edital Arte momumento Brasil2106 - Funarte- Ministerio da Cultura
Projeto Arte Monumento Ecológica
“5 CONTINENTES” É UMA OBRA ARTE MONUMENTO ECOLÓGICA. OS CINCO ANÉIS DO SÍMBOLO OLÍMPICO DISPOSTOS À SUPERFÍCIE DEMARCAM A ÁREA QUE SERVE DE SUPORTE E DELIMITAÇÃO PARA QUE ÁRVORES TÍPICAS DOS 5 CONTINENTES POSSAM CRESCER E FOMENTAR O ELO ENTRE NATUREZA, HOMENS E RAÇAS
ÁRVORES
Ipê
Baobá
Nome cientifico:
É uma árvore típica da África. Chega a alcançar alturas de 5 a 25m e até 7m de diâmetro do tronco Destaca-se pela capacidade de armazenamento de água dentro do tronco, que pode alcançar até 120 000 litros.
Tabebuia alba
O ipê-amarelo é encontrado em todas as regiões do Brasil e sempre chamou a atenção de naturalistas, poetas, escritores e até de políticos. Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou o ipê-amarelo, da espécie Tabebuia vellosoi, a Flor Nacional. Desde então o ipê-amarelo é a flor símbolo de nosso país.
Carvalho Alemão
Nome cientifico:
Quercus robur
Nas antigas tradições alemãs, esta árvore era sagrada devido à sua longevidade: podendo viver mais de mil anos e produzindo uma madeira das mais fortes e resistentes do mundo
Cerejeira
Nome Cientifico: Cerasus
Originária da Ásia, na cultura japonesa (chamada de sakura [桜], a cerejeira era associada ao samurai cuja vida era tão efémera quanto a da flor que se desprendia da árvore.
Eucalipto arco íris
Nome Científico:
Eucalyptus deglupta
O eucalipto arco-íris é uma árvore de grande porte, que se destaca pelo colorido espetacular do seu tronco. O segredo por trás do colorido especial desta árvore está na forma como ela vai se descascando e revelando as partes coloridas. Inicialmente a casca fina, lisa e marrom se despreende, e uma cor verde clara e vibrante aparece. Origina da Oceania.
Equipe
Proponente: George Varanese Neri
Engenheiro Agronomo: Flavio Benício
Paisagista: Adalberto Santos
Consultoria: Queila Levinstone e Patricia Baier
Pedreiro: Dema
Assistente pedreiro: Marcus
Pintor: Pelezinho
Arte Muro: Luma Flôres e Ully Flôres
Musico de inauguração: Ronaldo Ros